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Máscara do Seasons - Versão de Impressão

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Máscara do Seasons - LuanTavares127 - 12-05-2021

A máscara do Seasons é um mapa de bitvetor (também conhecido como arquivo grle ou infoLayer) que contém uma máscara usada pelo mod Seasons para determinar se a área está dentro ou fora. Ou tecnicamente, se o terreno na área é acessível do ar. Se houver um telhado acima, ele não é acessível. Além disso, quando existe uma forma de estrada no topo, não é acessível.

A máscara é usada para colocar neve apenas fora dos galpões e não sob os objetos da estrada. Também é usado para determinar se os fardos e faixas (grama, feno e palha) estão dentro ou fora de um edifício.

Essa camada de informações deve ser implementada por qualquer mapa que deseja ter suporte definitivo para o Seasons.

Observe que, quando um mapa não tem uma máscara do Seasons, a camada tipCol será usada como um substituto (isso é novo no Seasons 19). Houve mudanças importantes entre o Farming Simulator 17 e 19 que tornaram possível um sistema simplificado (e também o fallback). O tipCol é usado apenas para neve. Os fardos não apodrecerão até que uma máscara personalizada seja fornecida.

Neste guia, você aprenderá todas as etapas para adicionar a máscara do Seasons a um mapa.

Citar:Por favor, leia o guia completo antes de executar as etapas ou fazer perguntas sobre seus problemas. Este guia contém uma explicação passo a passo sobre como adicionar a máscara corretamente.

Criação e instalação do arquivo de máscara

Para criar a máscara, duplique o arquivo tipCol do seu mapa e nomeie-o como seasonsMask.grle.

Em seguida, o map.xml deve ser atualizado para permitir que o Seasons saiba onde está a máscara. O caminho deve ser relativo à pasta do mod! Então, para myMod/maps/map01/seasonsMask.grle, coloque maps/map01/seasonsMask.grle.

<map>
    ...
    <seasons>
        <mask filename="maps/map/seasonsMask.grle" /> <!-- aponte para o arquivo de máscara -->
    </seasons>
    ...
</map>

Para pintar a camada de informação, o arquivo também precisa ser adicionado ao arquivo i3d do mapa:

<Files>
    ...
    <File fileId="100000" filename="seasonsMask.png" /> <!-- observe que deve-se usar .png aqui em vez de .grle -->
    ...
</Files>
...
<InfoLayer name="tipCol" fileId="64" numChannels="1" runtime="true"/>
<InfoLayer name="farmland" fileId="65" numChannels="2"/>
<InfoLayer name="seasons" fileId="100000" numChannels="1"/> <!-- novo -->

Agora você tem uma máscara baseada em suas colisões de pontas. Isso não é necessário, mas altamente recomendado, pois nenhuma neve pode ser coletada onde a colisão da ponta está ativa. Por sua vez, a colisão da ponta é normalmente ativa onde uma pá ou outra ferramenta não consegue chegar à ponta, como objetos embaixo da estrada.

Dica: para melhorar a precisão com que você pode desenhar sua máscara, você pode converter o arquivo GRLE que você criou em um arquivo PNG usando o grleConverter no [Para ver os links, por favor se registre no fórum aqui ou faça seu login aqui]. Em seguida, redimensione esse arquivo para 2048x2048. Salve-o novamente como PNG e coloque-o no local onde está o arquivo GRLE. Em seguida, exclua o arquivo GRLE e abra o mapa no editor normalmente. Salve pelo menos uma vez para que seja convertido em GRLE novamente.

Pintando a máscara

A próxima e última etapa é pintar as alterações desejadas na máscara.

Para começar a pintar, use as mesmas ferramentas que as camadas de terras agrícolas e tipcol: a ferramenta camada de informações. Na caixa de terreno, selecione o seasons. Use uma ferramenta Adicionar e Subtrair em seu mouse e comece a pintar usando o valor 1.

Em qualquer lugar pintado com 1 (mostrado em branco no editor), Seasons considera o interior. (Isso é equivalente ao tipCol onde o branco também é a colisão).

Você deve pintar:
  • Edifícios internos
  • Dentro dos lagos (possivelmente manipulado pelo tipCol)
Se você tiver currais estáticos para animais, também pode limpá-los:
  • Cochos de animais
  • Pontos de desova de lã
  • Montes de estrume
  • Outros pontos de geração de paletes

Adicionar máscaras a canais personalizados

Com o novo sistema posicionável no Farming Simulator 19, vêm novas máscaras. No Seasons17, toda a área clara do placeable foi automaticamente mascarada para que a neve não caísse dentro dos galpões. Isso não é possível no Farming Simulator 19, pois os placáveis agora são maiores e mais variados. Especialmente os currais para animais têm requisitos diferentes.

Se o seu mapa usa currais personalizados para animais que podem ser colocados pelo jogador, você deve fornecer novas máscaras. Se as canetas forem colocadas por você em items.xml, você também pode mascarar diretamente na máscara do Seasons do mapa e desabilitar o mascaramento dentro do colocável. Ou você pode colocar a máscara dentro do colocável.

Áreas em placáveis que devem ser mascaradas:
  • Bunkers de silagem
  • Montes de estrume
  • Comedouros
  • Ponto de desova de palete (caso contrário, eles são bloqueados do ponto de desova)
  • Edifícios internos no colocável.
As áreas são criadas da mesma forma que clearAreas, foliageAreas e assim por diante. Qualquer área com máscara não terá neve e será tratada como interior.

Para cada área que deseja mascarar (evitar que a neve caia ou que os fardos apodreçam), é necessário criar um paralelogramo. Faça isso criando um novo grupo de transformação em seu modelo posicionável. Esta é a primeira esquina. Em seguida, adicione dois filhos e também transforme os grupos. Cada um forma um outro canto do paralograma. Esses cantos devem ser os lados do primeiro canto (não o oposto). Este é exatamente o mesmo que as outras áreas.

Em seguida, adicione as áreas ao XML:

<placeable>
    ...
    <seasons>
        <maskAreas>
            <maskArea startNode="0|1|1" widthNode="0|1|1|0" heightNode="0|1|1|1" />
        </maskAreas>
    </seasons>
    ...
</placeable>

Citar:Nota: Você não encontrará um exemplo disso no jogo básico. Nós inserimos as máscaras para os placáveis do jogo base de uma maneira diferente, sem a necessidade de atualizar o jogo ou quaisquer ativos.

Se você não deseja bloquear a neve para o seu posicionamento, por exemplo, porque não tem uma pegada aberta ou porque você já a mascara no mapa, você pode desabilitar o mascaramento automático definindo uma máscara vazia.

Use a seguinte definição de máscara em seu posicionamento:


<placeable>
    ...
    <seasons>
        <maskAreas>
            <!-- lista vazia para que não haja mascaramento -->
        </maskAreas>
    </seasons>
    ...
</placeable>

Isso dirá ao Seasons que há uma máscara personalizada, onde a máscara não tem áreas.

Testando

As máscaras podem ser testadas no jogo jogando neve usando o comando rmAddSnow 1 do console. Use rmResetSnow para remover toda a neve e começar de novo. Para esses comandos, você precisa habilitar os cheats primeiro.